top of page

Abordagem Psicodinâmica



A abordagem psicodinâmica da psicologia é uma perspectiva psicológica que se concentra na compreensão da mente inconsciente e sua influência no comportamento humano. Ela foi desenvolvida por Sigmund Freud, um médico austríaco, no final do século XIX. A abordagem psicodinâmica se baseia na noção de que os conflitos inconscientes são a causa de muitos problemas psicológicos e comportamentais.


A abordagem psicodinâmica se concentra na compreensão dos processos mentais inconscientes e sua influência no comportamento. Ela enfatiza a importância da análise dos desejos, medos e traumas reprimidos, que são considerados os principais responsáveis pelos conflitos internos, que podem manifestar-se como problemas psicológicos e comportamentais.


Uma das principais técnicas utilizadas na abordagem psicodinâmica é a análise freudiana, que se concentra na interpretação dos sonhos, dos lapsos de linguagem e dos sintomas dos pacientes, como uma forma de acessar a mente inconsciente e compreender os conflitos inconscientes.


Outra técnica importante na abordagem psicodinâmica é a abordagem psicanalítica, que se concentra em explorar as relações do paciente com os outros e com o mundo, com o objetivo de compreender como essas relações afetam a mente inconsciente e como elas estão relacionadas com os problemas psicológicos e comportamentais.


Em geral, a abordagem psicodinâmica é considerada uma abordagem eficaz e baseada em evidências para o tratamento de problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e transtornos de personalidade. Ela se concentra na compreensão dos processos mentais inconscientes e sua influência no comportamento, e enfatiza a importância da análise dos desejos, medos e traumas reprimidos, como forma de alcançar a cura.



Psicologia Popular | Viva Bem, Viva Zen!

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page