top of page

TDAH no Adulto



O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), encontra mais resistência e dificuldade no diagnóstico e acompanhamento na fase adulta. Caracteriza-se por uma redução da concentração, inquietude e impulsividade, gerando grande impacto na vida acadêmica, ocupacional e social.

O TDAH no adulto tende a se manifestar diferente do que na criança e no adolescente. Ocorre diminuição ou mesmo supressão da hiperatividade, mas mantendo o déficit de atenção.


Um importante marcador é a presença do TDAH na infância. No entanto, sabemos que ele é subdiagnosticado, e isso deve ser levado em consideração.

O diagnóstico é obtido através de uma anamnese detalhada, incluindo a idade de inicio dos sintomas e os prejuízos envolvidos. Podemos nos deparar com comorbidades associadas ao TDAH, como depressão, transtornos ansiosos e transtorno afetivo bipolar. Nessa situação, as comorbidades serão tratadas no primeiro momento.

Confirmado o diagnóstico do TDAH, o tratamento deverá ser combinado de psicoterapia (acompanhamento psicológico) e uso de medicação específica (como primeira linha temos os psicoestimulantes).

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page